Torcidas de clubes são punidas após confusão em jogo da primeira rodada do Gauchão

Torcidas de clubes são punidas após confusão em jogo da primeira rodada do Gauchão

Foto: Eduardo Torres/São José (Divulgação)

As torcidas organizadas Torcida Jovem, do Esporte Clube Pelotas, e Os Farrapos, do Esporte Clube São José, estão proibidas de comparecerem identificadas aos jogos de suas equipes por um período de 30 dias. A decisão foi proferida na quinta-feira (20) pela juíza Jocelaine Teixeira, do Juizado do Torcedor e Grandes Eventos (JTGE) da Comarca de Porto Alegre.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


A medida atende a um pedido do Ministério Público, fundamentado nos episódios de violência ocorridos no dia 22 de janeiro, durante a partida entre Pelotas e São José, realizada no Estádio Francisco Novelletto Neto, em Porto Alegre, pela primeira rodada da fase inicial do Campeonato Gaúcho de 2025.

Além da proibição, sanções individuais também foram aplicadas.

Segundo a decisão judicial, as torcidas organizadas não poderão comparecer aos jogos dos clubes utilizando camisetas, faixas, instrumentos musicais ou qualquer outro item de identificação.


Sanções individuais

Oito membros da Torcida Jovem, identificados e citados pelo Ministério Público como participantes da confusão, estão proibidos por 90 dias de frequentar os jogos do Pelotas. Já o E.C. São José terá um prazo de cinco dias para identificar os integrantes da torcida Os Farrapos envolvidos no episódio.
O não cumprimento da decisão poderá resultar em multa diária de R$ 500.


O caso

De acordo com o Ministério Público, torcedores das duas equipes se envolveram em uma briga generalizada nas arquibancadas, com arremesso de pedras e outros objetos, levando à paralisação do jogo por cerca de dez minutos. A Brigada Militar interveio, necessitando utilizar gás lacrimogêneo para conter os tumultos.

A promotoria classifica os atos como tumulto, dano e agressão, que serão investigados por meio de inquérito policial. Apesar da gravidade dos fatos, não houve prisões ou registro de feridos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Inquérito do caso do bolo envenenado aponta Deise Moura dos Anjos como autora dos crimes Anterior

Inquérito do caso do bolo envenenado aponta Deise Moura dos Anjos como autora dos crimes

Suspeito de triplo homicídio é preso em Santa Maria Próximo

Suspeito de triplo homicídio é preso em Santa Maria

Polícia/Segurança